O que é calibração, a importância e como fazemos isso na Technocare

A Calibração de equipamentos médico-hospitalares. Como saber se o seu Hospital está seguindo (ou não) as normas de segurança e qualidade exigidas? Quais os riscos para os operadores e pacientes?

 

Nos tempos atuais, os Hospitais ou Estabelecimentos Assistencias de Saúde (EAS) se utilizam de inúmeros equipamentos para poder obter o diagnóstico de doenças, desenvolver as mais diferentes terapias nos pacientes ou para mantê-los monitorados e seguros. Os equipamentos médico-hospitalares são essenciais em quase todos os âmbitos de cuidados com os pacientes, mas em contrapartida os mesmos também precisam ser verificados periodicamente.

No Brasil existem Portarias (Inmetro) e Normas Técnicas (ABNT) que regulamentam a qualidade que cada equipamento deve ter para que possa ser usado no paciente, assim como recomendam a periodicidade que estes equipamentos devem passar por inspeções técnicas e calibrações.

calibração1

   A calibração permite que se verifique não somente se o equipamento está funcionando, mas             principalmente se ele está funcionando de acordo com o estabelecido em Norma Técnica. Portanto, para haver uma garantia de qualidade e segurança ao fazer uso de um equipamento médico-hospitalar deve-se ter a certeza de que o equipamento a ser usado está calibrado de acordo com um Planejamento Preventivo, garantindo que está em condições adequadas para o uso. O Planejamento Preventivo é o cronograma de ações preventivas e calibrações ou ensaios, que Hospitais ou Clínicas devem ter para os equipamentos que utilizam. Esse cronograma e, em especial, a sua execução, são itens de fiscalização pela Anvisa e VISAs locais, bem como são peças fundamentais de qualquer programa de Qualidade ou Acreditação Hospitalar.

 

 

Agora que sabemos que a calibração de equipamentos médico-hospitalares é essencial para garantir a qualidade e a segurança durante o uso em pacientes, como saber se o equipamento que está sendo usado passou ou não por calibração? A Technocare Engenharia Clínica recomenda a utilização de uma etiqueta adesiva a ser afixada nos equipamentos médicos-hospitalares, a qual deve trazer a referência do Número do Certificado de Calibração ou Relatório de Ensaio realizado, a data de execução deste, e a periodicidade da ação preventiva ou data de validade da ultima ação executada.

 

calibração2

Em geral, a calibração é realizada por equipe de Engenharia Clínica interna ou laboratório terceirizado externo. A contratação desse serviço deve ser um item de total atenção por parte do Hospital ou EAS. É importante certificar-se sobre a idoneidade e capacitação das empresas que prestam este tipo de serviço. Uma das formas de se fazer isso é exigindo o Registro do profissional executante e do responsável técnico da empresa no CREA (Conselho Regional de Engenharia). Outro item importante é a exigência dos certificados de calibração dos analisadores e equipamentos padrão utilizados na execução dos serviços.

calibração3

Por este motivo o EAS deverá ser rigoroso na contratação de um prestador de serviços para a realização calibração ou ensaios de desempenho e funcionalidade.

A Technocare Engenharia Clínica possui todos os requisitos que garantem a execução dos serviços com a qualidade exigida pelas Normas Técnicas vigentes.

Nossos processos contemplam:calibração4

*Laboratório técnico;

*Simuladores e Analisadores de alta precisão, com certificados de calibração com rastreabilidade à Rede Brasileira de Calibração (RBC/INMETRO);

*Procedimentos de Calibração e de Ensaio de Desempenho e Funcionalidade de acordo com as Normas ABNT NBR/ISO/IEC específicas de cada equipamento;

*Responsáveis técnicos habilitados e qualificados – Engenheiros e Tecnólogos das áreas de Engenharia com Mestrado e/ou Doutorado em Engenharia Biomédica/Clínica, técnicos com experiência profissional na área, sendo todos habilitados no CREA-SC);

*Técnicos executores treinados e qualificados;

*Experiência em auditorias ONA / ISO / Canadense com resultados comprovados.

*Emissão de Certificados de Calibração ou Relatórios Técnicos detalhados e com interpretação dos resultados

 

Alguns dos Equipamentos Médico-hospitalares que a Technocare realiza Calibração:

Aparelho de Anestesia

calibração5Ventilador Pulmonar

Bisturi Eletrônico

Monitor Multiparâmetros

ECG

Oxímetro de pulso

Desfibrilador/Cardioversor/DEA

MAPA

Termômetro

Incubadora

Berço Aquecido

Bomba de Infusão Peristáltica

Bomba de Infusão de Seringa

Esfigmomanômetro

Centrifuga

Outros sob consulta.

 

 

Solicite uma visita técnica e/ou orçamento pelo telefone (48) 3223-6015 ou e-mail calibracao@technocare.eng.br

   Ao7DyU2ct_OaF2dzplvVqSLPchRV0NH4hkw1dWW4BLtl                                                                                                                                                                                                                                                  Podemos desenvolver o seu Cronograma de Manutenção Preventiva, Ensaios ou Calibração, e realizar as atividades in loco ou no nosso laboratório.

Temos experiência em processos de gestão de tecnologia para auditorias como a Acreditação Brasileira (ONA) e Internacional (Acreditação Canadense), bem como outras certificações relacionadas aos estabelecimentos de saúde, como ISO, e para laboratórios clínicos (PALC).

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.