Serviços

Engenharia Clínica – Gestão da Tecnologia Médico Hospitalar

Os Serviços técnicos Especializados em Engenharia Clínica para a Gestão da Tecnologia Médico Hospitalar, contemplam basicamente 7 Etapas:

  1. Implantação de estruturas de Engenharia Clínica com metodologia de gestão e Sistema Informatizado específico para Engenharia Clínica (Cadastro, inventário e histórico e diagnóstico dos equipamentos médico-assistenciais);
  2. Manutenção preventiva/conservação dos equipamentos (Planejamento de Manutenção Preventiva, Cronogramas e Relatórios, execuções de atividades e acompanhamentos de serviços externos);
  3. Calibração / Ensaios de desempenho (Cronogramas de Caliração/Ensaios e Relatórios Técnicos, execução de calibrações e ensaios, e acompanhamentos de serviços externos);
  4. Gerenciamento das manutenções corretivas terceirizadas (Diagnóstico de problema/solução, descrição de peças, análise de preços de peças e serviços e acompanhamentos de serviços externos),
  5. Planejamento de novas aquisições (Estudo de mercado, cotação, elaboração de dimensionamento e especificações técnicas);
  6. Treinamento de usuários para o adequado uso das tecnologias existentes;
  7. Avaliação de obsolescência e desativação de tecnologias médico-hospitalares.

Planejamento e implantação de Unidades de Saúde

Assessoria Técnica Especializada em Engenharia Clínica, para o Planejamento e implantação de Unidades de Saúde / Estabelecimentos Assistenciais de Saúde, consiste em 4 etapas principais:

  1. Compatibilização de Projetos – análise de projetos em relação à tecnológica médico-hospitalar a ser incorporada;
  2. Dimensionamento e Incorporação de novas Tecnologias - parque tecnológico necessário para a implantação ou ampliação de Serviços de Saúde, com Elaboração de Especificações Técnicas para aquisição;
  3. Gestão do processo de aquisição das novas tecnologias especificadas - Apoio nos Processos de Aquisição (direta ou processos licitatórios) e Gestão de Compras para análise técnico-comercial de propostas de fornecimento, contratos e garantias;
  4. Recebimento e Operacionalização das novas tecnologias adquiridas - Acompanhamento de processos de Recebimento, Instalação, Comissionamento e Treinamentos.
Cada uma destas Etapas possui especificidades de acordo com cada tipo de Projeto ou Unidade de Saúde, e são detalhadas na descrição de cada serviço.


Calibração / Ensaios de Desempenho – Garantia da qualidade

As Calibrações e  Ensaios de desempenho de equipamentos médico-hospitalares são necessários para a garantia da qualidade para o uso, tanto em relação ao paciente quanto aos usuários/operadores da tecnologia. Além disso, é um procedimento recomendado por fabricantes, pela ABNT, pela ANVISA, e por Sistemas de Certificação (ISO) e Acreditação Hospitalar (ONA, Canadense, JCAHO, entre outras). Os serviços são realizados em 2 Etapas:

  1. Execução dos ensaios de desempenho e calibrações de equipamentos médico-hospitalares (tipos e modelos sob consulta), através de equipamentos analisadores, devidamente rastreados e com confiabilidade metrológica.
  2. Elaboração e emissão de Relatório de Ensaios / Certificados de Calibração.
Conforme solicitação, os Relatórios de Ensaio podem contemplar um parecer Técnico sobre a conformidade para uso do equipamento.

Acreditação e Certificações de Serviços

Para a Acreditação e Certificações de Serviços dos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde também é necessário o desenvolvimento dos macroprocesso de Engenharia Clínica e, consequentemente, a elaboração de vários documentos. Aqui inclui-se o estabelecimentos de:

  1. Processo de Gerenciamento de Tecnologia - da Incorporação à Desativação e Descarte;
  2. Planos de Manutenção Preventivas, Ensaios e Calibrações;
  3. Planos de Contingência para equipamentos médico-hospitalares;
  4. Outros: processos, rotinas e documentos específicos necessários para cada tipo de sistema nacional ou internacional de Acreditação ou Certificação de Serviços (como ONA, PALCS, JCAHO, Acreditação Canadense, ISO e outras que envolvam tecnologia médico-hospitalar).


Serviços

A Compatibilização de Projetos em relação à tecnológica médico-hospitalar é realizada através dos seguinte processos:

  1. Identificação das necessidades, características e especialidades da nova infraestrutura, conforme a definições de incorporação de tecnologia e planta baixa disponibilizada pelo Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS);
  2. Avaliação dos recursos básicos de infra-estrutura necessários para incorporar cada tecnologia (ex. instalações elétricas, rede de gases, etc.);
  3. Realização da análise das plantas do projeto arquitetônico para identificar possíveis melhorias e necessidades de equipamentos e instalações;
  4. Apoio aos projetistas e executores de obras de ampliação ou re-estruturação quanto aos requisitos de pré-instalação de equipamentos médico-hospitalares a serem incorporados ou reinstalados.

Para uma aquisição tecnológica adequada, principalmente em relação à análise custo-benefício, faz-se necessária a realização de algusn estudos específicos, dentre os quais estão:

  1. Dimensionamento quantitativo total de tecnologias a serem incorporadas, através do levantamento e revisão das necessidades clínicas, definindo quantidades e qualidade necessária, e considerando o parque tecnológico existente (quando houver);
  2. Elaboração do dimensionamento (quantitativo) de equipamentos por ambiente (mapeamento por setor);
  3. Elaboração das Especificações Técnicas em acordo com as premissas das necessidades clínicas, os parâmetros técnicos de custo-benefício e a legislação pertinente, Normas e Recomendações Sanitárias vigentes;
  4. Elaboração de planilha de previsão orçamentária por ambiente e geral, baseada em banco de dados próprio e por pesquisa de fornecedores;
  5. Pesquisa de alternativas sobre possíveis fornecedores e respectivos contatos para apoio à decisão aos gestores e ao setor de compras.

A Gestão do processo de aquisição de tecnologias é uma atividade importante e complementar  ao Dimensionamento e Incorporação , apresentado anteriormente, e é realizado através de:

  1. Apresentação das Especificações Técnicas (elaboradas durante o processo de Dimensionamento e Incorporação);
  2. Elaboração da priorização de equipamentos e composição de lotes para aquisição;
  3. Realização de cotação com 03 (três) fornecedores para cada tipo de tecnologia, no mínimo, quando possível e se houver;
  4. Estabelecimento de tecnologias que devem ser avaliadas previamente por demonstração e parecer técnico/clínico em uso;
  5. Apoio na elaboração de processos de aquisição (direta ou através de processos licitatórios);
  6. Apoio na elaboração de cláusulas de contrato referentes ao fornecimento e pós venda de equipamentos médico-hospitalares (termos de garantia, tipos e periodicidades de manutenções preventivas e corretivas, quantitativos de peças, acessórios e insumos, e outros pertinentes ao contrato de fornecimento de tecnologia), garantindo o cumprimento de Normas e Recomendações Sanitárias vigentes (incluindo pesquisa de registro no MS/ANVISA)
  7. Análise Técnicas de Proposta apresentadas pelos fornecedores (e Propostas Comerciais, se desejado pelo Estabelecimento Assistencial de Saúde), para apoio à classificação, decisão e/ou negociação final.

O Recebimento e a Operacionalização das tecnologias adquiridas através do processo de Dimensionamento e Incorporação é realizado através de:

  1. Estabelecimento e apoio à logística de recebimento dos equipamentos;
  2. Realização da conferência de equipamentos e acessórios;
  3. Realização do acompanhamento do processo de instalação, comissionamento e operacionalização;
  4. Realização do acompanhamento dos Treinamentos Operacionais e Aplicações, e os Treinamentos Técnicos (serviço/manutenção).

Apresentamos a seguir o detalhamento das 7 Etapas mencionadas anteriormente para os Serviços técnicos Especializados em Engenharia Clínica para a Gestão da Tecnologia Médico Hospitalar:

1 – Implantação de estruturas de Engenharia Clínica: deve ser considerado o tamanho e a especificidade do Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS), de forma a dimensionar adequadamente a equipe de trabalho para a Gestão da Tecnologia médico-hospitalar. Após dimensionamento da equipe de Engenharia Clínica, os processo que devem ser realizados são:

  • Implementação de metodologia de gestão específica para o controle do parque tecnológico do EAS;
  • Utilização de um Sistema Informatizado de Gestão de Manutenção de Equipamentos Médicos – específico para Engenharia Clínica;
  • Elaboração do Cadastro de todos os equipamentos médico-assistenciais no sistema;
  • Análise do Inventário dos equipamentos e criação do Histórico e documentação, caso não haja;
  • Caso seja um EAS que já esteja em operacionalização, é necessário realização um Diagnóstico das tecnologias existentes – Inspeções técnicas, avaliação de funcionalidade, análise de problema e de possíveis soluções para problemas identificados, caso necessário;
  • Elaboração de processos gerencias de Engenharia Clínica.

No entanto, em paralelo a estas atividades, deve ser considerada a necessidade de atendimento às demandas referentes a orientações aos usuários, manutenções preventivas e corretivas, e instalações.

2. Manutenção preventiva/conservação dos equipamentos:

  • Diagnósticos de problemas com equipamentos, avaliação de necessidade de manutenção corretiva e/ou substituição de partes, peças e acessórios, e realização de reparos que não dependam do fornecimento de peças e/ou softwares (manutenção corretiva integral ou parcial, conforme complexidade tecnológica).
  • Elaboração de cronograma de manutenção preventiva, segundo orientações do fabricante e recomendações normativas aplicáveis;
  • Elaboração de relatório com previsão de peças e insumos necessários à execução da manutenção preventiva;
  • Realização de manutenções preventivas através da execução de checklists específicos nos equipamentos sob contrato, conforme periodicidade definida;

3. Calibração / Ensaios de desempenho:

  • Elaboração de cronograma e procedimentos de ensaios de desempenho dos equipamentos, segundo orientações do fabricante e recomendações normativas aplicáveis;
  • Realização de ensaios de desempenho e calibrações de equipamentos médico-hospitalares (tipos e modelos sob consulta), através de equipamentos analisadores, devidamente rastreados e com confiabilidade metrológica.
  • Ensaios de desempenho após as manutenções corretivas terceirizadas;
  • Elaboração e emissão de Relatório de Ensaios / Certificados de Calibração.

4. Gerenciamento das manutenções corretivas terceirizadas:

  • Diagnósticos de problemas com equipamentos, avaliação de necessidade de manutenção corretiva e/ou substituição de partes, peças e acessórios, e realização de reparos que não dependam do fornecimento de peças e/ou softwares (manutenção corretiva integral ou parcial, conforme complexidade tecnológica).
  • Contato e seleção de empresas para a realização de manutenção corretiva, quando necessário;
  • Descrição de peças para solicitação de orçamentos, quando necessário;
  • Avaliação de custo-benefício das propostas de manutenção corretiva e/ou peças/acessórios;
  • Apoio na negociação de valores/custos com empresas fornecedoras, buscando o melhor custo/benefício para a Instituição;
  • Supervisão dos serviços terceirizados;

5. Planejamento de novas aquisições:

  • Estudo de mercado e cotação prévia;
  •  Dimensionamento e especificações técnicas;

6. Treinamento de usuários para o adequado uso das tecnologias existentes;
7. Avaliação de obsolescência e desativação de tecnologias médico-hospitalares.

A Technocare Engenharia Clínica realiza a Calibração / Ensaio de desempenho de equipamentos médico hospitalares, através de equipamentos analisadores e simuladores (padrões) devidamente calibrados com rastreabilidade RBC / Inmetro.

As Calibrações e  Ensaios de desempenho de equipamentos médico-hospitalares são necessários para a garantia da qualidade para o uso, tanto em relação ao paciente quanto aos usuários/operadores da tecnologia. Além disso, é um procedimento recomendado por fabricantes, pela ABNT, pela ANVISA, e por Sistemas de Certificação (ISO) e Acreditação Hospitalar (ONA, Canadense, JCAHO, entre outras). Os serviços são realizados em 2 Etapas:

  1. Execução dos ensaios de desempenho e calibrações de equipamentos médico-hospitalares (tipos e modelos sob consulta), através de equipamentos analisadores, devidamente rastreados e com confiabilidade metrológica.
  2. Elaboração e emissão de Relatório de Ensaios / Certificados de Calibração.

Conforme solicitação, os Relatórios de Ensaio podem contemplar um parecer Técnico sobre a conformidade para uso do equipamento.

Para a Acreditação e Certificações de Serviços dos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde também é necessário o desenvolvimento dos macroprocesso de Engenharia Clínica e, consequentemente, a elaboração de vários documentos. Aqui inclui-se o estabelecimentos de:

  1. Processo de Gerenciamento de Tecnologia – da Incorporação à Desativação e Descarte;
  2. Planos de Manutenção Preventivas, Ensaios e Calibrações;
  3. Planos de Contingência para equipamentos médico-hospitalares;
  4. Outros: processos, rotinas e documentos específicos necessários para cada tipo de sistema nacional ou internacional de Acreditação ou Certificação de Serviços (como ONA, PALCS, JCAHO, Acreditação Canadense, ISO e outras que envolvam tecnologia médico-hospitalar).

A Assessoria Technocare Engenharia Clínica  para Projetos de captação de recursos em instituições de fomento tem como publico alvo as Secretarias de Saúde e Estabelecimentos Assistenciais de Saúde.

Os serviços incluem a elaboração de projetos para captação de recursos para incorporação de tecnologia médico-hospitalar ou para infra-estrutura (Obras novas ou Ampliações).